sábado, 26 de abril de 2014

Aromas

 

Os aromas influenciam o nosso astral. 

O sentido de olfato age principalmente no nível subconsciente, os nervos olfativos estão diretamente ligados com a parte mais primitiva de nosso cérebro, o sistema límbico.

Experiencias feitas com animais feridos no nariz, revelaram que eles perdem a capacidade de discernimento, memória, comendo tudo o que aparece. Crianças com as narinas obstruídas tem dificuldades para fixar a atenção.

Thot, considerava o nariz como o crânio do cérebro, rinincéfalo. Os centros cerebrais estão ligados com as fossas nasais e, portanto, com o sentido de olfato. 


As fragrâncias influenciam na nossa disposição, desejos, vontade, calma, saúde, etc.

Os antigos sacerdotes egípcios, eram mestres no uso dos perfumes. Queimavam betune para reconhecer em seus pacientes predisposições para epilepsia. Ao meio-dia, quando o ar tornava-se pesado, devido aos vapores da terra, queimavam mirra. 

Eles inventaram a destilação do vinho e da resina de cedro. 

No Cristianismo também podemos observar a importância dos aromas, o Menino Jesus, recebeu dos magos do Oriente, incenso e mirra. 

Os babilônios, gregos, romanos, árabes, chineses, hindus e outros povos, também utilizavam os aromas de forma medicinal e religiosa.

Quando se fala em aromaterapia, algumas pessoas imaginam o cheiro a fragrância , o perfume. 
A aromaterapia é a terapia através dos óleos essenciais. É a forma mais concentrada de energia vegetal.

O verdadeiro óleo essencial representa a “Alma da Planta “ são extratos altamente concentrados que contém hormônios e etc. Não podem, de forma alguma, serem confundidos com essências oleosas que contém aditivos químicos.

Os óleos essenciais, largamente usados pelos alquimistas, ampliam os efeitos da massagem, nutrem a pele, atuam no campo astral e emocional.

Cada óleo tem um efeito curativo muito próprio. É preciso conhece-los para que possamos usá-lo de forma correta. Na visão antroposófica os óleos essenciais são produzidos pela atividade solar. É a manifestação das forças cósmicas do fogo, produzidos pelo “Eu Cósmico “ da planta, por isso indicadas para o corpo astral.

Na idade média, nos tempos da cólera, os perfumistas raramente sucumbiam as doenças porque os óleos essenciais são antissépticos. Tem uma função alopática, através da composição química dos óleos e suas propriedades antissépticas, estimulantes, e etc. Uma função sutil, atuando semelhante aos remédios homeopáticos e antroposóficos e atua na mente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário